Remolho do Feijão: Para quê serve?

08.08. 2017

Bom dia...

Tudo jóinha por aí?? 

Pessoal, no domingo eu expliquei no meu stories do insta(belle.assuncao) sobre o remolho do feijão, até contei a histórinha da minha vozinha que vazia muito isso na fazenda naquela época, ela achava que fazendo isso o feijão cozinhava mais rápido, e a teoria da minha avó é verdade, mas não é só isso! Tme vários beneficios fazendo esse processo do remolho!

O que é remolho Belle??

A definição de remolho é : permanência do alimento na água por várias horas, para amolecer ou perder sal. Porém quando colocamos o feijão em remolho,hábito muito antigo,temos a intenção de amolecer o alimento para facilitar a cocção(cozimento),além disso ele serve para retirar substâncias antinutricionais,por exemplo o fitato,essas substâncias impedem a absorção de vitaminas e minerais...

Objetivos Do Remolho

- Hidratar os grãos

- Diminuir a presença de fatores antinutricionais

A hidratação os grãos que são adquiridos secos é importante porque aumenta seu rendimento e reduz o tempo de cozimento.

Fatores antinutricionais são substâncias presentes nas leguminosas como os feijões, a soja, o tremoço e o grão-de-bico, que além de atrapalharem a absorção de minerais como cálcio, ferro e zinco, tornam esses alimentos indigestos, resultando em gases..


Remolho do Feijão: Para quê serve?

Como Se Faz O Remolho

Primeiro, você deve lavar o grão em água corrente e escorrer com o auxílio de uma peneira.

Depois, transfira os grãos para uma tigela e cubra com a água.

Se algum grão boiar, descarte, pois este já está muito seco e não irá cozinhar bem.

Coloque a tigela com os grãos imersos na geladeira e depois de aproximadamente 6 horas, troque a água. Isso é indispensável, pois os fatores antinutricionais se dissolvem na água. Se a água não for trocada, ficará saturada de antinutrientes não permitindo a saída de mais substâncias prejudiciais dos grãos para a água.

Deixe os grãos de remolho por pelo menos mais 6 horas. Se passar um pouco, não há problema, mas sempre sob refrigeração. Caso contrário, microorganismos se desenvolverão no alimento podendo inviabilizar seu consumo.

Depois, descarte novamente a água. Lembra?! Ela está cheia de antinutrientes

Agora é só cozinhar os grãos com uma água limpinha.


Remolho do Feijão: Para quê serve?

Gostaram da dica amores?

Um beijão da Belle...


Veja Mais

Comentários

  • avatar image 02 de Fevereiro, 2016 ás 01:20 Olá Karol! Eu nunca fiz só com limão! Geralmente gosto de mesclar as frutas! Colocar umas rodelas de limão com laranja!!! E nunca senti amargo só o azedo que é do próprio limão!! Bjus
  • avatar image 01 de Fevereiro, 2016 ás 11:24 karol Gosto de fazer com limão, mas sempre amarga. O que fazer para não amargar?

Deixe seu Comentário

user

O que está rolando


Dezembro 2017
DSTQQSS
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31